26 julho 2008

Storia della Banda Musicale di Pederobba


Le prime notizie relative alla Banda Musicale risultano dall'archivio del Comune di Pederobba. Infatti il 10 Ottobre 1874 la Giunta Comunale riunita d'urgenza per l'arrivo a Covolo del Principe Umberto, ha deliberato di invitare la Banda civica ai festeggiamenti, consegnando alla stessa 30£. Da allora essa ha sempre partecipato ad eventi sociali e civili di Pederobba e ad alcune manifestazioni anche all'estero come ad esempio in Francia dove è gemellata con una città della Mosella, in Svizzera, Lussemburgo, Germania, Austria e Australia. Oggi la Banda ha un organico di 50 elementi ed è diretta dal Maestro Cesarino Negro; il suo repertorio è vario e gli permette di soddisfare manifestazioni civili, religiose, patriottiche e folcloristiche. Suo attuale presidente è il sig. Elio Battilana. Contatti:

BANDA MUSICALE DI PEDEROBBA
VIA MOLINETTO 51
31040 PEDEROBBA (TV)

Indirizzo elettronico bandadipederobba@libero.it

Fonte: La Piave FAINORS Federação Vêneta e Banda Musicale di Pederobba

25 julho 2008

Banda Musicale di Pederobba em Erechim



Uma delegação de 41 pessoas da Itália está sendo esperada em Erechim a partir do dia 11 de Agosto de 2008. Trata-se da Banda Musicale di Pederobba, que vem acompanhada de um grupo de autoridades daquela cidade da Província de Treviso. Esta visita à nossa região se deve ao gemellaggio entre Jacutinga e Pederobba que será assinado em 16.08.08. Em Erechim a Banda fará uma apresentação no Centro Cultural 25 de Julho com horário marcado para as 20 horas. Venha ver a Banda passar!

Fonte: La Piave FAINORS Federação Vêneta
Foto: Banda Musicale di Pederobba

17 julho 2008

Abertas as matrículas Curso de Italiano






A La Piave FAINORS Federação Vêneta, com sede em Erechim, RS, avisa aos interessados que já está fazendo as matrículas para o curso regular de língua e cultura italiana. Serão abertas três novas turmas em Erechim. Informações com a secretaria do curso pelo telefone 54-33212709 em horário comercial.

Fonte: La Piave FAINORS Federação Vêneta
Fotos: Pazinato di Resana

FAINORS se reune com presidentes





Na data de 15.07.08 a La Piave FAINORS Federação Vêneta se reuniu com presidentes de associações e círculos filiados de Jacutinga, São Valentim, Erechim e Severiano de Almeida, na Scuola di Lingua e Cultura Italiana com a finalidade de organizar a recepção à delegação de Pederobba, TV, que estará entre nós no período de 11 a 21 de Agosto de 2008. A delegação visitante é formada por 41 componentes, sendo 31 integrantes da famosa Banda Musica di Pederobba, que farão várias apresentações na região Alto Uruguai, promoção da federação vêneta La Piave FAINORS. O ponto alto será no dia 16 de Agosto com a assinatura do gemellaggio entre este município vêneto com a cidade de Jacutinga, no Alto Uruguai gaúcho. Este gemellaggio, assim como os outros dois existentes na região, Aratiba e S. Valentim, foi inteiramente mediado e organizado pela La Piave FAINORS Federação Vêneta.

Fonte: ATM Erechim / La Piave FAINORS Federação Vêneta
Fotos: Pazinato di Resana ATM Erechim e Grupo Fotográfico Cultural de Erechim

13 julho 2008

Coordenadores da ACIRS visitam Curso FAINORS








Na manhã de 12 de Julho p. passado a Sra. Nadia Tenedini, Coordenadora de Ensino do Curso de Italiano da ACIRS e o Sr. Delmar Palma, Coordenador Regional, acompanhados pelo Sr. Adolfo Bracci, Diretor Cultural da ACIRS estiveram visitando as novas instalações do Curso de Língua e Cultura Italiana da La Piave FAINORS. Na oportunidade mantiveram incontro com o Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta, diretor da escola e com professores do nosso curso.

Fonte: La Piave FAINORS
Fotos: Luiz C. Piazzetta La Piave FAINORS /
Grupo Fotográfico Cultural de Erechim

11 julho 2008

Italiano é com a FAINORS


Fachada da Escola de Língua e Cultura Italiana da La Piave FAINORS - Erechim RS

Sala típica do Curso FAINORS de Língua e Cultura Italiana de Erechim - RS

Sala de Aula do Curso FAINORS de Língua e Cultura Italiana de Erechim - RS

Fachada lateral do Curso FAINORS de Língua e Cultura Italiana de Erechim RS

O Curso de Língua e Cultura Italiana da La Piave FAINORS Federação Vêneta está abrindo as matrículas para o segundo semestre de 2008 e disponibilizando vagas para todos os níveis na cidade de Erechim (fotos) e nos municípios vizinhos. Professores habilitados com cursos de especialização na Itália para o ensino da língua italiana para crianças e adultos. Você que obteve o reconhecimento da cidadania italiana ou que pretende fazer algum curso na Itália venha para a FAINORS e participe desta grande família italiana. Informações pelo telefone +54 33212709 em horário comercial.

Fonte: La Piave FAINORS Federação Vêneta
Fotos: Pazinato di Resana