21 novembro 2011

Prof. Almir Piovesan Secretário da Federação Vêneta La Piave FAINORS é o Patrono da I Feira do Livro de Viadutos































A I Feira do Livro de Viadutos terá como patrono o professor de Língua Portuguesa, Italiana e Literatura, Almir Antônio Piovesan. Ele foi indicado através do conselho de organização do evento, formado por representantes das escolas e da secretaria de Educação.  Natural de Viadutos, Piovesan é professor há 21 anos, ministra aulas na Escola Estadual de Viadutos e nos cursos de pós-graduação da Faculdade Ideau, além de dar aulas de italiano no Curso Fainors de Língua e Cultura Italiana. Almir é Secretário da Federação das Associações Vênetas La Piave FAINORS e membro da diretoria da Associação Trevisani nel Mondo de Erechim.
“Fiquei surpreso porque não esperava por essa indicação. Acredito que isso seja o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela educação, porque luto por melhorias e qualidade, já que educação é fundamental para o desenvolvimento do Brasil,” explica. Ele espera que estudantes e a comunidade em geral participem do evento, e que a Feira seja uma oportunidade de as famílias perceberem que adquirir um livro é um investimento no filho, e não um gasto.
O patrono da primeira Feira do Livro foi incentivado a ser professor, quando estudava no Seminário de Fátima e, enquanto cursava Letras na Uri campus de Erechim, ministrava aulas para os alunos no próprio Seminário. Ainda foi professor nos municípios de Barão de Cotegipe e Severiano de Almeida.
Ele percebe a Feira do Livro como uma oportunidade de entrar em contato com pessoas de fora e outros livros que nem sempre estão expostos em Viadutos. “Espero que isso incentive a leitura e a pesquisa entre os nossos jovens. Porque o aluno que lê criticamente se torna um cidadão melhor. Incentivar a leitura para transformação de si, da comunidade e da sociedade onde vive é tarefa da escola,” completa.
O patrono contou que lê de tudo, mas sua preferência são as obras literárias, crônicas e poetas renomados. Piovesan é graduado em Letras, com pós-graduação em metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pela URI e fez mestrado em Letras – Estudos Linguísticos pela UPF. No ano que vem, pretende lançar um livro sobre os seus estudos de mestrado.
Piovesan é casado com Lucilde, com quem tem quatro filhos: Felipe, Fernando, Matheus e Luana.
Fonte: Jornal Eletrônico Bomdiars - http://bomdiars.com.br 

Ver também: 
http://www.bomdiars.com/editorias/municipios/viadutos/patrono-da-feira-do-livro-de-viadutos-e-professor-ha-21-anos